Sobre

Em 29 de agosto de 1920, por iniciativa do Dr. Elieser Montenegro Magalhães, nasceu à ideia da construção de um hospital em Fartura.

A pedra fundamental foi lançada em 1926, sob a supervisão dos senhores Ariovaldo Caselli de Carvalho, Monsenhor José Trombi e Coronel Marcos Ribeiro. As obras tiveram início, porém por falta de recursos os trabalhos foram interrompidos e os alicerces ficaram abandonados por muito tempo.

Em 1941, grassou uma terrível epidemia de malária na região, sendo instalado pelo prefeito João Batista de Oliveira um hospital de emergência para atender os pacientes. Este hospital funcionou de 1942 a 1944 quando findou a epidemia.

Em 1946, o Prefeito Mário Monteiro de França criou uma comissão especial para dirigir as obras inacabadas da Santa Casa. Essa comissão assumiu, de maneira gratuita esses trabalhos sendo presidida pelo Dr. José Sebastião de Oliveira, o padre Luiz Menezes Bueno, como vice-presidente, o Sr. Victório Bertoni, secretário, Sr. José Lucarelli, tesoureiro e mais cinco membros: Srs. Luiz Garcia Ribeiro, José Ferreira Tucunduva, Felisberto Stella, João Gobbo Sobrinho e Leônidas Lança. Para tocar a obra o governo do estado de São Paulo concedeu uma verba de Cr$80.000,00.

O construtor Adolfo Zamberlan foi encarregado de elaborar a planta do hospital, aproveitando a parte já construída, levando dois anos para terminá-la.

Em 23 de setembro de 1949, a Santa Casa de Misericórdia de Fartura foi oficialmente fundada e uma diretoria provisória foi constituída para dirigir os destinos da entidade. Em 23 de dezembro do mesmo ano foi eleita a primeira diretoria oficial, tomando posse em 1º de janeiro de 1950.

Em 1952, o Dr. José Sebastião de Oliveira (Dr. Zézinho), foi indicado para o cargo de presidente honorário da Santa Casa em homenagem aos serviços prestados por ele à entidade. Alguns anos mais tarde, a praça onde se situa o hospital passou a ter o seu nome.

Em 24 de junho de 1962, vindas da Itália, chegaram as Irmãs da Divina Vontade para trabalhar como enfermeiras na Santa Casa, as quatro primeiras foram: Virgínia, Nives, Maria Camila e Eurósia seguidas depois pelas Irmãs Alessandrina, Amélia, Gianna e Elisabetta. Em 1986, encerraram esse maravilhoso trabalho de caridade na Entidade.

Em 06 de outubro de 1972, a Santa Casa foi declarada de utilidade pública federal passando a ter todos os requerimentos para o pleno e normal funcionamento na questão de pedidos, auxílios e subvenções.

Em 1973, o presidente em exercício da Santa Casa, Sr. José Manesco, regularizou a documentação do terreno onde a entidade foi construída, comprando-o da Mitra Diocesana de Itapeva como consta na escritura de compra e venda datada de 27/04/1973.

Em janeiro de 2000, na gestão do prefeito Antônio Jurandi Dognani, foi construído o Pronto Socorro com recursos do governo do Estado de São Paulo. Antes o serviço de urgência e emergência era prestado numa sala ao lado da entrada principal com acesso pela rampa.

Ao longo da sua história, muitas diretorias passaram pela entidade, e cada uma delas deixou uma grande contribuição. Vale aqui enaltecer o trabalho voluntário prestado por eles que transformaram nossa querida Santa Casa em referência na região. Missão, visão, valores

Missão: Proporcionar atendimento humanizado em saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida aos usuários, buscando atingir a excelência no atendimento.

Visão: Ser reconhecida pela excelência no atendimento, identificar com a sociedade e reconhecida por parceiros, gestores públicos e clientes como um centro de excelência no cuidado com a saúde.

Valores:

– Respeito ao Ser Humano;
– Valorização dos Colaboradores;
– Misericórdia;
– Atendimento Humanizado;
– Excelência Profissional;
– Responsabilidade Social;
– Voluntariado;
– Visão Integrada e Realista da Assistência;
– Comprometimento com a Sustentabilidade;
– Compromisso com a Acessibilidade.